Nos últimos meses, temos contemplado através de manifestações populares o anseio do povo brasileiro por uma reforma política. Com o intuito de que a mesma tenha validade para as próximas eleições, a população pressiona o governo, requerendo a criação de um novo plebiscito que permita a participação da plebe nas decisões do país.
Para a validação de um plebiscito, é necessário que haja primeiro a convocação do Congresso Nacional. Ou seja, somente a população não pode influenciar nesse processo, o que torna os plebiscitos demorados e nem mesmo o “jeitinho brasileiro” é capaz de intervir e resolver a questão.
Sendo assim, uma reforma política, com validade para 2014 seria inviável, e caso ocorra não satisfará todos os grupos sociais envolvidos. Somos um país que se denomina democrático, entretanto, quando cidadãos das mais diversas áreas buscam exercer a democracia, esta se aglutina a mecanismos políticos que delongam a participação da população, fazendo com que o governo seja do povo, mas não para o povo.
Por Micaelly Gomes 3ºA
Nenhum comentário:
Postar um comentário