quinta-feira, 25 de abril de 2013

Workshop: Engenharia Civil


O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas). Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia civil tem de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura. Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.

Métodos
A engenharia civil utiliza como ferramentas mais usuais, a computação, a matemática, a física, a química, e um conjunto de técnicas no desenvolvimento de suas atividades, entre as quais os modelos matemáticos e os modelos físicos nos mais diversos laboratórios de engenharia civil das diferentes modalidades. Além destas, aplica contribuições da administração e da economia. Trata-se de ciência aplicada, que incorpora contribuições de diversas áreas de conhecimento, de ciência básica, para alcançar sucesso em projeto, acompanhamento, e gerência de empreendimentos. Na solução de problemas complexos, como aqueles associados a problemas de hidráulica, hidrologia, mecânica dos solos, mecânica dos fluidos, mecânica estrutural, de estruturas esbeltas e nanoestruturas a engenharia civil utiliza a modelagem computacional e a modelagem física.



Campo de atuação
Projetos e obras nas áreas de construção civil, transportes e hidráulica. A construção civil é o campo mais amplo: desde uma residência uni familiar até complexos habitacionais, cidades, ginásios, poliesportivos, hospitais, hotéis, escolas, pontes, viadutos, túneis. A área de hidráulica compreende todos os sistemas de captação de água, barragens, reservatórios, sistemas de adução, construção de estações de tratamento, distribuição em rede pública, instalações nos edifícios, captação das águas servidas, sistemas de tratamento de esgoto e disposição final. Inclui as obras de drenagem em geral, canais, bueiros, galerias, etc. No setor de transporte, trabalha com sistemas rodoviários, ferroviários, metrô, hidrovias, duto vias, obras portuárias e de infra-estruturar de aeroportos.



Formação Acadêmica
Existe também o curso de Tecnologia em construção civil, abrange menos partes do que a engenharia, porém estuda parte do que é engenharia, e é bem mais simples. Para a atividade, um estudante tem de adquirir conhecimentos teóricos e práticos em estruturas, estradas e transportes, hidráulicos e saneamento, geotécnica e materiais, também o conhecimento de todas as exigências legais e de segurança. O estágio é fundamental para que o aprendiz entre em contato com a realidade técnica de seu futuro local de atuação profissional. O curso de graduação é normalmente desenvolvido em cinco anos, ou muitas vezes onze semestres.



O profissional de Engenharia Civil pode exercer suas atividades em:
Área técnica, como na elaboração de projetos;
Área gerencial, como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas voltadas à construção civil, ou não;
Área financeira, como gestão de carteiras de clientes corporativos (empresas) em bancos ou instituições financeiras.
É desenvolvida em empresas de projeto e de consultoria, construtoras, empresas governamentais, instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas.
Durante a graduação, além de estágios em obras, são sugeridos cursos de atualização, participação em eventos e congressos técnicos. A pós-graduação, hoje em dia, é considerada quase uma exigência para o mercado de trabalho.
Em Portugal, a estrutura curricular é semelhante, podendo um aluno optar por uma Universidade ou um Instituto Politécnico. Caso opte por uma Universidade o plano de estudos é de 5 anos, podendo optar por regra no seu último ano por uma especialização numa determinada área de engenharia, obtendo assim o grau de Engenheiro Civil Licenciado. No caso dos Politécnicos, a estrutura é Bi-etápica, sendo que os 3 primeiros anos correspondem ao grau de Bacharel e os outros dois à Licenciatura, pelo que obterá o grau de Engenheiro Técnico Civil. Para poder exercer a sua profissão, o recém formado engenheiro deverá efetuar a sua inscrição numa associação de direito público que lhe confira direitos de exercer a sua profissão.
A Ordem dos Engenheiros permite a entrada direta a Licenciada em Engenharia Civil das Universidades de LisboaPortoCoimbraAveiroMinho, Vila Real e Beira Interior. Aos licenciados nas outras instituições é permitida a inscrição mediante a aprovação num exame anual.
A Ordem dos Engenheiros Técnicos permite a inscrição de qualquer bacharel ou licenciado proveniente de um par Escola/Curso registrado na OET ou, como alternativo, obtendo o parecer favorável do Conselho da Profissão - ambos os casos obrigam a aprovação num estágio profissional a realizar.

Duração do curso
Cinco Anos (10 semestres)

Onde fazer
As universidades que oferecem o curso na baixada santista são:
Universidade Santa Cecília, Universidade Unip (Universidade Paulista)
E por fim Universidade FPG (Faculdade Praia Grande)

Valor Médio da mensalidade
Variavelmente de R$ 650,00 á R$ 938,00 


Por Whemerson Lima, 3ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário