Nenhuma escola da baixada santista está entre as 100 melhores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas há boas notícias no resultado das notas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaionais (Inep): as escola públicas da Baixada subiram 16 pontos no geral. Conforme levantamento, 83,4% das escolas da região com número mínimo de participantes (2% de seus alunos) tiveram notas acima da média estadual (561 pontos) e nacional (537). Esses índices estão longe do ideal, mas podem indicar um futuro promissor. Porém há muito o que fazer. A escola EE ALEXANDRINA SANTIAGO NETTO, obeteve média de 531,23; embora estando abaixo do esperando, a escola vem empreendendo esforços e ações para que tal realidade se modifique, porém para obter o resultado desejado se faz necessário, além da participação de toda comunidade escolar no auxílio de sanar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, o empenho de professores e alunos na busca de melhores desempenhos.
Para que fazer ENEM?
Final do Ensino Médio, hora de escolher faculdade, curso, profissão. Nessas horas dá aquele desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas. Além disso, com o vestibular não se brinca e, se você acha que não está preparado o suficiente, que tal testar seus conhecimentos? É para isso que serve o Exame Nacional do Ensino Médio: para que você tenha uma auto-avaliação de seu desempenho antes do temido vestibular.
O principal objetivo do Enem é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas, um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular: A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.
Outra vantagem do Exame é que mais de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos (algumas até substituem o vestibular pelo Enem como processo seletivo), o que acaba sendo um atrativo a mais para os estudantes participarem do Enem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário