SELO ESCOLA SOLIDÁRIA – 2011

Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.
Objetivos gerais do Selo Escola Solidária
- Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
- Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
- Reconhecer e divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo exemplares;
- Incentivar a prática do voluntariado educativo;
- Criar uma Rede de Escolas Solidárias
Com o Projeto: APRENDER NÃO TEM HORA – CONSTRUINDO O CONHECIMENTO COM A LEITURA E A ESCRITA, a EE ALEXANDRINA SANTIAGO NETTO conquistou o Selo Escola Solidária 2011.
Problema observado: Baixa proficiência leitora por parte dos alunos, funcionários e diversos professores; falta de apropriação do Currículo Oficial pela equipe escolar; falta de trabalho integrado e direcionamento de ações; falta de maior integração entre professores, escola e objetivos da Educação propostos pela SEE, LDBEN 9394/96 e Constituição Federal; necessidade de revisão do Projeto Político Pedagógico com releitura do Currículo Oficial para compreensão, conhecimento e apropriação do mesmo: referenciais teóricos, fundamentações, objetivos;
Metodologia proposta: Série de ações com o objetivo de estimular a leitura, escrita e interpretação de maneira habitual e frequente, gerando condições didáticas inseridas no contexto social que adeque o professor as demandas sociais vigentes e consequentemente o aluno ao dia a dia da sociedade muito além dos muros da escola, de forma que se torna protagonista de ações que possam intervir de maneira positiva na dinâmica social e consequente melhoria da qualidade de vida. A partir de análise situacional da escola e necessidade de ter alunos com formação mais adequada objetivando sua inserção na dinâmica da sociedade e mundo do trabalho de forma construtiva, proveitosa, consciente, com objetivos bem definidos e capazes de levá-los a enfrentar com segurança a competitividade que lhes é imposta, toda equipe escolar se reuniu em torno de um objetivo comum.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
- Criação da Rádio/Jornal "Alexandrina": Produção de Jornal e Rádio pelos próprios alunos da UE. As atividades acontecem no contraturno escolar e com supervisão de dois professores.
- Hora da Produção: Quinzenalmente toda os alunos fazem uma avaliação de produção textual com a finalidade de analisar além da gramática, a criatividade, facilidade de interpretação e compreensão do mundo, visto que os temas versam em sua grande maioria sobre atualidades.
- Aqui o que se faz vira notícia: divulgação em mural/cavalete das atividades desenvolvidas pelos alunos/professores nas diversas aulas, para que os mesmos além de conhecerem o trabalho dos colegas sintam-se motivados à diversificarem o seu.]
- Ler é...: exposição diária de dois jornais de grande circulação na região e outro no estado, para que os alunos além de se manterem informados percebam com um mesmo tipo de veículo de comunicação pode se apresentar diagramado de maneiras diversas e manifestarem olhares diversos sobre uma mesma situação/reportagem.
- Mala da Leitura: mala com livros diversos que circula pela escola nas aulas de Leitura e produção de texto, como se fosse uma biblioteca volante. Tem um grupo de alunos que estão sendo estimulados à serem os "condutores" da leitura , participando periodicamente de roda de leitura onde eles são os narradores.
- Contextualização das aulas de matemática utilizando jogos diversos para que o aluno desenvolva o raciocínio através de atividades lúdicas.
E lavamos nós. Não desistiremos nunca, apesar de todos os dissabores e muitas vezes dar vontade de jogar tudo para o alto. Tudo vale a pena quando vc percebe que todos estão procurando caminhar juntos por um mesmo objetivo. Eudcaçãod e Qualidade Já
ResponderExcluir