Nos dias atuais é freqüente vermos crianças e adolescentes envolvidas com atividades sedentárias como assistir televisão e ficar muito tempo em frente ao computador. Este cenário possibilita o surgimento precoce das doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade. Por exemplo, crianças que permanecem sentadas, um longo tempo, em frente à TV ou ao computador, apresentam maior índice de obesidade, menor desempenho acadêmico e maior chances de distúrbios psicológicos (Hancox RJ e Poulton R, 2006; Castelli DM, 2007; Nelson MC et al, 2006).
Neste sentido, o Programa Agita São Paulo por meio do Agita Galera tem possibilitado desde 1997 a valorização do tema “atividade física” no meio escolar. O objetivo é o de levar o conhecimento sobre os benefícios de um estilo de vida ativo aos jovens e através desta consciência reduzir o comportamento sedentário.
O Agita Galera na EE ALEXANDRINA SANTIAGO NETTO, levou alunos e funcionários a repensar na importância da prática diária, constante e organizada de exercícios físicos.
Além de uma caminhada pelo bairro, a escola contou com o voluntariado do Professor de Educação Artística, readaptado Marcos Antonio Dias que repassou aos alunos preceitos de ginástica meditativa: relaxamento, respiração, concentração, exercícios posturais.
A atividade foi tão bem aceita, que funcionários e professores participaram de forma entusiasmada e pediram para que se pudesse adotar esta prática de forma constante na escola, pois além de aliviar as tensões e o estresse do dia a dia, também harmoniza melhor os movimentos posturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário