quarta-feira, 14 de março de 2012

Planejamento 2012


Planejamento Escolar

“Ao apresentar condições de atuação, problemas e propósitos, uma escola está envolvendo e formando educadores, mais do que reunindo gente para dar aulas” – Luis Carlos Menezes


O planejamento deve estar presente em todas as etapas escolares. É a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nesta etapa que as metas são articuladas as estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três  tipos de planejamento escolar:

*      Plano de Escola – traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional;
*      Plano de Ensino – se dividem em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo; e,
*      Plano de Aula – é previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.

Ensinar bem é saber planejar

Um bom planejamento deve:

*      Explicar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que as segurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
*       Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.
*      Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
*      Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir de consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos.
*      Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e avaliação que deve ser intimamente relacionada aos demais.
*      Atualizar os conteúdos do plano sempre que for preciso, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados nas experiências do cotidiano.
*       Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.

Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação, devem ser como guia de orientação e devem apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência e flexibilidade.

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