A comunicação entre pais e mestres, em qualquer sociedade, é um relacionamento imprescindível e muito se tem dito e feito a este respeito.
A conjugação de esforços para uma finalidade comum, a compensação de forças dessemelhantes, que interagem sobre o educando, devem ter por finalidade levá-lo ao crescimento em si mesmo, à conscientização dos próprios valores e obtenção da autonomia consciente.
Pensando nisso, a equipe gestora da EE Alexandrina Santiago Netto, marcou já na primeira semana de aula uma reunião de pais e mestres para, além de estabelecer um bom relacionamento FAMÍLIA/ESCOLA, transmitir as normas de convivência e estabelecimento de um contrato social com termo de responsabilidade de acompanhamento da vida escolar dos alunos (frequência, rendimento e conduta disciplinar) para todos.
MOMENTO DE REFLEXÃO
Era uma vez um FILHO, uma FAMÍLIA e uma ESCOLA. Um dia a FAMÍLIA mandou o FILHO para à ESCOLA.
Todo dia ele ia e vinha... ia e vinha... e a FAMÍLIA? Atenta, sempre lhe indagava como ia na ESCOLA. E ele contava. Contava o que aprendia e a FAMÍLIA gostava. Contava o que não aprendia e a FAMÍLIA não gostava.
E o tempo passava. Ele aprendendo e não aprendendo. A FAMÍLIA gostando e não gostando (afinal tinha o direito de gostar e não gostar, pois pagava, e não pouco).
Todo dia ele ia e vinha... ia e vinha... E a ESCOLA? Atenta, sempre indagava como ia na FAMÍLIA. E ele contava. Contava o que recebia e a ESCOLA gostava. Contava o que não recebia e a ESCOLA não gostava.
E o tempo passava. Ele recebendo e não recebendo. E a ESCOLA gostando e não gostando (afinal tinha o direito de gostar e não gostar pois se preocupava, e não pouco).
Todo dia ele ia e vinha... ia e vinha... E a FAMÍLIA sempre a criticar a ESCOLA. E a ESCOLA sempre a criticar a FAMÍLIA. Sempre distantes. Sempre divorciados. E o FILHO sempre não gostanto (afinal tinha o direito de não gostar, pois ele era o princípio e fim da FAMÍLIA e da ESCOLA, e como era).
Um dia, o FILHO, o único machucado na “GUERRA” FAMÍLIAxESCOLA, propôs:
- Por que vocês FAMÍLIA e ESCOLA, não trabalham unidas? Por que não somam seus esforços? Por que não compartilham suas realizações? Por que não me curam,em vez de me machucarem? Por que não me formam, em vez de me deformarem? POR QUE?
Ambos FAMÍLIA e ESCOLA, sensibilizaram-se ante tantos PORQUÊS; reconheceram, humildes seus erros. Viram que o FILHO tinha razão. Então trabalharam juntas. Somaram seus esforços. Compartilharam suas realizações, curaram em vez de se machucarem. Formaram em vez de deformarem.
Era uma vez um FILHO, uma FAMÍLIA e uma ESCOLA, VIVENDO...
Excelente reflexão!
ResponderExcluirSó com esta união progrediremos para um caminho certo.Não dá mais pra irmos "empurrando com a barriga" é hora de revertermos o atual quadro da educação.Mas, para isso, é essencial que escola, alunos e pais trabalhem juntos.