quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Geração Nerd: O Primeiro Video Game Do Mundo


Em 1958 No Laboratório Nacional de Brookhaven (Nova Iorque, EUA) o Willian Higinbotham (chefe de brookhaven) , percebe o que aprendeu com os computadores do laboratório um osciloscópio podia calcular trajetórias de mísseis balísticos , então ele trabalhou para que fosse possível interagir com os gráficos apresentados no ecrã. E após três semanas, ele o havia feito.   
Em 15 de outubro de 1958 nasceu o Tênis para Dois (Tennis for Two); um game extremamente simples e inovador. Baseava-se em girar o botão rotatório do controle de alumínio para escolher o ângulo, e pressionar o botão para que a bola (um ponto piscante) fosse arremessada para o outro lado da rede, representado por uma linha vertical. Os circuitos calculavam a velocidade e força com que a bola era lançada. Acertar a bola emitia um  som . Dizem que nosso conhecido Pong foi baseado nesse jogo. 
Era um jogo tão simples que era possível manter a bola continuamente no ar bastando para isso pressionar inúmeras vezes o botão. O game também não marcava pontos. Ninguém se importava com esses detalhes, o game era divertido. Quando foi anunciado no dia anual dos visitantes podiam se formar extensas filas para jogá-lo. O game agradou principalmente os mais jovens. 
Então, apesar de Nolan Bushnell, fundador da Atari, ser reconhecido como o "pai" dos videogames,foi Higinbotham que o inventou.

Higinbotham nunca se preocupou em registrar a patente de seu jogo, argumentando que mesmo que a registrasse, os lucros iriam somente para o governo. Ele teria pequena participação nas disputas jurídicas envolvendo a Magnavox, que obteve a patente do primeiro videogame, o Odyssey. Willian Higinbotham, somente décadas após sua criação, Tennis for Two, começa a ocupar um importante lugar na história da computação. 


Fonte da pesquisa:




Por Pedro Ricardo 6ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário