quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Início do ano letivo


1ª Reunião de Orientações Gerais – 2012


Tendo em vista o início do ano  letivo de 2012, encaminhamos abaixo um conjunto de ações e recomendações relativas às providências preliminares do 1º dia de aula e outras relacionadas ao cotidiano escolar  ao longo do ano, que tem por objetivo recepcionar os alunos da rede escolar e garantir que as atividades escolares transcorram adequadamente.


- Planejar as atividades do primeiro dia de aulas com grande atenção, e que em sala de aula sejam realizadas rodas conversas com os alunos, a fim de possibilitar a apresentação do grupo, o estabelecimento de vínculos/combinados;

- Informar aos alunos normas de convivência;

- Divulgar o blog da escola: eeasnetto.blogspot.com

- Eleger os representantes dos órgãos colegiados da escola (Conselho de Escola e APM);

- Promover reunião de pais/responsáveis para informar as Normas Regimentais da escola; bem como destacar ações de melhoria executadas e em andamento;

- Sistematização e articulação do trabalhos dos professores e atenção às diretrizes para as escolas vinculadoras de classes em atendimento nas Unidades de Internação da Fundação CASA;

- Divulgar ações bem sucedidas em 2011 (hora da produção, provão, projeto jornal escola, câmera educação, festival Toyama, Prodesc (projetos descentralizados CENP), parlamento jovem paulista e brasileiro, Selo escola solidária, Instituto Faça Parte, currículo e cultura, etc.;

                                                    Visita ao Museu do café - Santos

- Registrar  intencionalidades  para 2012;

REGISTRO DE INTENCIONALIDADES:

Ø      COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS;
*      Recuperação contínua e intensiva;
*      Ética profissional;
*      Respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem;
*      Redução dos índices de evasão, retenção e adolescentes em risco eminente (Fundação CASA).

Ø      GESTÃO PARTICIPATIVA;
*      Reuniões para compartilhamento de decisões e articulação de ações educacionais pelos diferentes segmentos da escola e Colegiados Escolares, visando a melhoria do processo ensino/aprendizagem.

Ø      COMPETÊNCIA PROFISSIONAL;
*      COMPROMISSO/COMPROMETIMENTO com a educação – diminuição do absenteísmo;
*      Cumprimento dos combinados;
*      Atualização profissional.

Ø      TRABALHO EM EQUIPE;
*      Elaboração e participação nos projetos desenvolvidos na escola;
*      Parceria com instituições municipais, fundação CASA, iniciativa privada, oficina pedagógica;
*      Intercâmbio de experiências – planejar e avaliar em conjunto ações didáticas.

Ø      CURRÍCULO COMPATÍVEL COM A CLIENTELA ATENDIDA;
*      Flexibilidade – qualidade e não quantidade.

Ø      EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DIVERSIFICADOS;
*      Criar ambiente propício ao desenvolvimento de todos;
*      Utilização dos recursos audiovisuais e pedagógicos disponíveis (solicitação dos ainda não adquiridos);
*      Otimização dos espaços de aprendizagem – salas de vídeo, leitura, palco, quadra, pátio externo, organização de saídas, programação de atividades culturais, etc.

Ø      CAPACITAÇÃO E REFLEXÃO CONTINUADAS;
*      Promover o aperfeiçoamento coletivo durante as HTPC´s e cursos promovidos pela Oficina Pedagógica, jornal escola, etc.)

Ø                  ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM.
*      Acompanhamento sistemático das aulas para estabelecimento de ações pontuais;
*      Avaliação contínua dos trabalhos desenvolvidos;
*      Melhorar e aumentar a capacidade de mobilização dos pais na vida escolar dos filhos;
*      Divulgação de resultados

- Calendário de atividades 2012;

- Encerramento: A escola que queremos (expectativas para o ano de 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário