sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia do SARESP na escola

Texto reflexivo: ACREDITAR e AGIR
Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas e imaginava uma forma de chegar até o outro lado. Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de cabelos brancos, oferecendo-se para transportá-lo, quebrou o silêncio momentâneo. Era um barqueiro.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. O viajante olhou detidamente o barco e percebeu que parecia haver letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, observou que havia mesmo duas palavras. Num dos remos estava entalhada a palavra acreditar e no outro, agir.
Não podendo conter a curiosidade perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro pegou o remo no qual estava escrito acreditar e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo em que estava escrito agir e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante. Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo e, o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem.
Então, o barqueiro disse ao viajante: “Este barco pode ser chamado de autoconfiança. E, a margem é a meta que desejamos atingir”.
Para que o barco da autoconfiança navegue seguro e alcance a meta pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo e com a mesma intensidade: acreditar e agir.
Não basta apenas acreditar, senão o barco ficará rodando em círculos. É preciso também agir para movimentá-lo na direção que nos levará a alcançar a nossa meta.
Acreditar e agir. Impulsionar os remos com força e com vontade, superando as ondas e os vendavais e não esquecer que, por vezes, “é preciso remar contra a maré”.


E você, está remando com firmeza para atingir a meta a que se propôs?
Se o barco da sua autoconfiança está parado no meio do caminho ou andando em círculos, é hora de tomar uma decisão e impulsioná-lo com força e com vontade. Lembre que só você poderá acioná-lo utilizando-se dos dois remos: acreditar e agir. Pense nisso!

Caso você não tenha uma meta traçada ou deseje refazer a sua, considere alguns pontos:
  • verifique se os caminhos que irá percorrer não estarão invadindo a propriedade de terceiros;
  • se as águas que deseja navegar estão protegidas dos calhaus da inveja, do orgulho, do ódio e,
  • antes de movimentar o barco, verifique se os remos não estão corroídos pelo ácido do egoísmo.

Depois de tomar todas essas precauções, siga em frente e boa viagem!


SARESP 2011

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP – é uma avaliação externa da Educação Básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP. O SARESP tem como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
Desde 2007, os resultados da avaliação do SARESP em Língua Portuguesa e em Matemática são passíveis de comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio SARESP ano após ano. Dessa maneira, as informações fornecidas pelo SARESP permitem aos responsáveis pela condução da educação, nas diferentes instâncias, identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos.
Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011 serão avaliadas todas as escolas estaduais na modalidade de ensino regular, mediante a aplicação de provas aos alunos do 3o, 5o, 7o e 9o anos do Ensino Fundamental – EF e da 3a série do Ensino Médio – EM. Os componentes curriculares a serem avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas (História e Geografia). Haverá aplicação de prova de Redação numa amostra representativa de 10% do conjunto dos alunos, a ser definida pela Contratada, por rede de ensino no 5º, 7º e 9º anos do EF e da 3ª série do EM.
Com a finalidade de aprofundar a análise das variáveis que interferem no desempenho, serão aplicados questionários destinados aos pais e alunos, assim como a outros agentes educacionais em todas as escolas estaduais (diretores, professores das disciplinas avaliadas e professores coordenadores). Os resultados dessa avaliação servirão como instrumentos de melhoria dos processos de ensinar e aprender nas escolas, de monitoramento das políticas públicas na área da educação e do plano de metas das escolas, diretamente vinculados à gestão escolar e à política de incentivos da SEE/SP.


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção... Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender.” – Paulo Freire

2 comentários:

  1. Estamos na luta por Educação de Qualidade. Junte-se a nós.

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  2. Há muito ouvimos dizer sobre o requerimento de melhorias na educação.Principalmente relativo ao ensino de escolas públicas (que é o nosso caso).
    Todavia, vemos que o corpo docente, mesmo em meio a tantas dificuldades por questões profissionais, tem se esforçado e muito para promover melhores resultados.Da mesma maneira, temos grandes exemplos no corpo discente, em que muitos almejam deverasmente um futuro melhor, tanto pessoal quanto para toda a sociedade.
    E são exemplos como os vistos neste blogue que me faz sentir privilegiada por fazer parte de uma escola que visa não somente cumprir leis e regras vindas do Estado.Mas que abrange as áreas da educação, do aprendizado e principalmente dos sonhos que ainda podem ser realizados.
    Meus parabéns a todos os professores do Alexandrina que ainda acreditam na educação.Que elaboram projetos como a rádio, o jornal, experimentos, exposições e tantos outros meios que fazem da escola um lugar não somente para aprendermos as matérias.Pois estes mestres nos ensinam a lutar por um mundo melhor!!!

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